ENEM







Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 com o intuito de conseguir a certificação do ensino médio já podem conferir suas notas e verificar se atingiram o objetivo. Serão certificados os candidatos com 18 anos completos na data da primeira prova, que conseguiram obter nota igual ou maior a 500 pontos na redação e igual ou maior a 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas na prova do Enem e que ainda não concluíram o ensino médio em outra instituição.
As escolas credenciadas ainda não estão expedindo os certificados, pois  a Secretaria de Estado de Educação (SEE) depende de lista completa com os resultados dos participantes de Minas Gerais, que será enviada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os candidatos que necessitam, com urgência, de um documento que comprove a conclusão/aprovação do ensino médio podem solicitar em uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) a declaração de aprovação ou conclusão do ensino médio. O documento será disponibilizado apenas para os candidatos que obtiveram aprovação em vestibulares, cursos técnicos ou para admissão em emprego.
Para solicitar a declaração, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação: carteira de identidade e CPF originais, comprovante de aprovação de vestibular, contrato empresa ou curso técnico, pontuação obtida no Enem (retirada do site do Inep/MEC) e senha usada no processo.
A emissão dos certificados para os demais candidatos será feita assim que a Secretaria receber os resultados do Inep. Os resultados serão encaminhados para as escolas credenciadas para a expedição dos certificados.
Enem
Dos mais 7,8 milhões de candidatos inscritos na edição de 2013 do Enem, 870.782 eram mineiros. Esse total fez com que Minas Gerais ficasse em segundo lugar em relação ao número de inscritos. O estado brasileiro com maior número de candidatos foi São Paulo, com 1,2 milhão de inscrições.
O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
fonte: http://www.educacao.mg.gov.br/


Gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado ontem. Crédito: Divulgação
Informações sobre a Certificação do Ensino Médio através do ENEM 2013


Art. 2º O participante do ENEM interessado em obter certificação de conclusão do ensino médio deverá possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM e atender aos seguintes requisitos:

I - atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;

II - atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

Art. 3º O interessado em obter declaração parcial de proficiência deverá possuir 18 (dezoito) anos completos, até a data de realização da primeira prova do ENEM e atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na área de conhecimento.

Parágrafo único. Para declaração parcial de proficiência na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação.

Base: PORTARIA Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012 - Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. ( INEP)
Observação: Declarações parciais e de conclusão estão sendo emitidas pela SRE. Curvelo Fone: 3729-1400





BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO – JANEIRO 2014
PROVAS
DIAS
HORÁRIOS
06/01 (segunda)
09:00 
06/01 (segunda)
15:00 
07/01 (terça)
09:00 
07/01 (terça)
15:00
13/01 (segunda)
09:00 
13/01 (segunda)
15:00 
14/01 (terça)
09:00 
14/01 (terça)
15:00
20/01 (segunda)
09:00
20/01 (segunda)
15:00 
21/01 (terça)
09:00 
21/01 (terça)
15:00 
27/01 (segunda)
09:00
27/01 (segunda)
15:00 
28/01 (terça)
09:00 
28/01 (terça)
15:00
ENTREVISTAS:
segunda-feira nos dias: 6 – 13 – 20 – 27 de janeiro
HORÁRIO: 8 horas.














COMUNICADO

A Banca Permanente de Avaliação está fazendo um levantamento da demanda de candidatos aos Exames Especiais para o mês de dezembro. Interessados dar o nome na secretaria ate o dia 19 de novembro.



Divulgado o gabarito oficial do Enem 2013

Os mais de 5 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem) já podem conferir o gabarito oficial para as provas de múltipla escolha aplicadas no último final de semana (26 e 27 de outubro). Para a conferência correta das respostas, os candidatos devem consultar o gabarito correspondente ao modelo de prova que fez, ou seja, observando o número e a cor dos cadernos das avaliações. Clique aqui e confira o gabarito divulgado ontem!
Gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado ontem. Crédito: Divulgação
Gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado ontem. Crédito: Divulgação
O Enem 2013 contou com mais 7,1 milhões de inscritos em todo o país. De acordo com o Ministério da Educação, o Exame teve um percentual de desistência de 29%. Do público total 36 candidatos foram desclassificados por não seguirem as orientações do edital do Exame.
Ainda de acordo com o Ministério da Educação, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014.
Proposta de redação
A edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio trouxe como tema de redação a Lei 11.705 de 2008 (Lei Seca). Os alunos tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
De acordo com os organizadores do Enem, a prova de redação será corrigida por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. O domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; a compreensão da proposta de redação; e a elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado respeitando os direitos humanos estão entre as cinco competências que serão avaliadas na correção.
A nota do candidato na redação será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. Cada avaliador atribuirá uma nota entre (0) zero e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a mil pontos.


 Próximos passos depois do Enem


          
As notas do Enem devem sair na primeira semana de janeiro e quatro dias depois será o início do Sistema de Seleção Unificado )Sisu). Todas as 11 universidades federais mineiras estão no processo e praticamente todas as 59 do país. As que não estão no processo ainda têm prazo para entrar até o fim do mês. Os estudantes ainda devem ficar atentos à senha do Enem, lembrando que é a mesma usada no Sisu.

28/10/2013




RESULTADO DOS EXAMES ESPECIAIS 

Os resultados dos candidatos aprovados nos EXAMES ESPECIAIS, realizado em julho, está disponível em: (http://bancapermanentecurvelo.blogspot.com.br/p/exames-especiais-fundamental.html) . O candidato que ficou devendo alguma área ou não foi aprovado, pode agendar a entrevista e marcar novas provas na banca permanente de avaliação, veja as orientações em: http://bancapermanentecurvelo.blogspot.com.br/p/orientacoes-ao-candidato.html
Curvelo, 14 de agosto 2013.




Ministério da Educação divulga datas da edição de 2013 do Enem

            As datas da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram definidas.  As inscrições para o Exame deverão ser feitas entre os dias 13 e 27 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. As regras para a edição de 2013 do Enem estão presentes no edital do Exame que foi publicado nesta quinta-feira (09-05), no Diário Oficial da União.
            No primeiro dia de aplicação do Enem, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. O teste terá 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nesse dia, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.
            A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que mais de seis milhões de candidatos façam o Exame este ano. A prova será realizada em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais de aplicação. A aplicação envolverá 600 mil profissionais, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais e apoio.

Redação
             Este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos. Se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas.Além disso, a partir desta edição também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto divergentes do tema proposto.
            As redações serão corrigidas com base em cinco competências, que valem de zero a 200 pontos. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências também serão corrigidas por um terceiro corretor. O novo edital do Enem prevê maior exigência no nível cinco da competência I – demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Fonte: www.educacao.mg.gov.br



22/4/2013 - Certificado de conclusão do Ensino Médio está disponível para quem fez o Enem


          

Em todo o Estado, 53 escolas estão credenciadas para entregar o documento




Quem fez Enem e tinha 18 anos no dia da primeira avaliação pode pedir o certificado


Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e precisa do documento de conclusão do nível já pode solicitar o seu nas escolas estaduais credenciadas. Para conseguir o documento é necessário ter mais de 18 anos completos no primeiro dia da avaliação, que foi aplicada em 3 de novembro de 2012, e ter obtido mais de 500 pontos na redação e pelo menos 450 nas outras provas. O candidato também não pode ter concluído o Ensino Médio.

‘O candidato deve apresentar carteira de identidade e CPF, tanto originais quanto cópias’

Para receber o documento, o interessado deve apresentar carteira de identidade e CPF, tanto originais quanto cópias. Os responsáveis em cada escola vão consultar a nota obtida pelo candidato no banco de dados do Enem e, caso ele cumpra os requisitos, o certificado será emitido. O prazo de entrega do documento é dado pela escola que o emitiu.
Em todo o Estado, 53 escolas mineiras da rede estadual estão credenciadas para emitir o certificado. Em cada uma das 47 superintendências regionais de Ensino há pelo menos uma escola. Além disso, há três em Belo Horizonte e uma em algumas cidades da região metropolitana da capital: Nova Lima, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.
Em todo o País, foram 5,8 milhões de candidatos inscritos para fazer as provas do Enem. Em Minas, 653.074 pessoas fizeram suas inscrições. Os candidatos que quiserem solicitar a certificação não precisam ter frequentado escola regular ou ensino de Educação de Jovens e Adultos. Basta que preencha os requisitos estipulados pela secretaria. A prova aplicada para fins de certificação é a mesma prova aplicada aos demais candidatos do Enem. Certificação - Se o candidato tem a idade correta, mas não alcançou a nota mínima exigida pode procurar uma das bancas Permanentes de Avaliação, que ficam em centros de Educação Continuada (Cesec) credenciados. As bancas fazem avaliações durante todo o ano, tanto para quem fez o Enem e precisa de aprovação apenas em algumas disciplinas quanto para quem não fez a prova e quer ter a certificação. As listas de escolas credenciadas e Cesecs com bancas de Avaliação podem ser acessadas no site da SEE.
Fonte: Notícia publicada no Diário Oficial “Minas Gerais” de 20 de abril de 2013 – pág. 6






3/1/2013 - Comunicado da Secretaria de Estado de Educação sobre o ENEM


           Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica
Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio
Diretoria de Educação de Jovens e Adultos
ENEM 2012
A Secretaria de Estado de Educação comunica aos candidatos,  que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2012, que está aguardando o envio, pelo INEP/MEC de Brasília, dos resultados dos participantes do Estado de Minas Gerais.
Os resultados serão enviados às escolas credenciadas para a expedição dos certificados.
Aqueles candidatos que obtiveram aprovação em Faculdades/Cursos Técnicos ou admissão em emprego e que necessitam com urgência de uma declaração para efeito de matrícula/contratação, podem se dirigir aos endereços abaixo para solicitarem uma declaração de Aprovação ou Conclusão:
EM BELO HORIZONTE:
SRE Metropolitana A (candidatos das Regiões Nordeste, Leste e Centro-Sul)
Rua Congonhas, 675 – Santo Antônio (entre Rua Carangola e Rua Leopoldina)
SRE Metropolitana B  (candidatos das Regiões Noroeste, Oeste, Barreiro)
Av. Amazonas, 5.855 – Gameleira (próximo ao EXPOMINAS)
SRE Metropolitana C (candidatos da Região Norte, Venda Nova, Pampulha)
Av. Portugal, 2.315 – Santa Amélia (próximo ao Supermercado Supernosso)
INTERIOR
Superintendências Regionais de Ensino (SRE) (ver listagem anexa)
Para obtenção da declaração é necessário providenciar os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade e CPF (original)
- Comprovante de Aprovação no Vestibular
- Pontuação obtida no Exame (retirada no site do INEP)
- Senha usada no processo
Critérios para obtenção do certificado:
1- Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da 1ª prova do ENEM (03/11/2012).
2 - Obter a pontuação necessária: mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos
    em todas as áreas e  mínimo de 500 (quinhentos) pontos da Redação.
3 - Não ter concluído o Ensino Médio em outra instituição.
________________________________________________________________________________
 
CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DECLARAÇÃO PARCIAL PELO ENEM
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA
PORTARIA Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012
Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.
O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no uso de suas atribuições constantes dos incisos I, II e VI, do art. 16, do Anexo I, do Decreto nº 6.317, de 20 de dezembro de 2007, e tendo em vista o disposto no artigo 1º, inciso II, da Lei nº 9.448, de 14 de março de 1997, no artigo 38, parágrafo 1º, inciso II da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e nos termos do artigo 2º da Portaria Normativa MEC nº 10, de 23 de maio de 2012, resolve:
Art. 1° A certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) destinam-se aos maiores de 18 (dezoito) anos que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, inclusive às pessoas privadas de liberdade.
Art. 2º O participante do ENEM interessado em obter certificação de conclusão do ensino médio deverá possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM e atender aos seguintes requisitos:
I - atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
II - atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.
Art. 3º O interessado em obter declaração parcial de proficiência deverá possuir 18 (dezoito) anos completos, até a data de realização da primeira prova do ENEM e atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na área de conhecimento.
Parágrafo único. Para declaração parcial de proficiência na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação.
Art. 4º O INEP disponibilizará as notas e os dados cadastrais dos participantes interessados, às Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que aderirem ao processo de certificação pelo ENEM.
Art. 5º Compete às Secretarias de Educação dos Estados e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia emitir os certificados de conclusão e/ou declaração parcial de proficiência, quando solicitado pelo participante interessado, conforme estabelecido no termo de adesão ao processo de certificação pelo ENEM.
Parágrafo único: As Secretarias de Educação dos Estados e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia poderão definir os procedimentos complementares para certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base nas notas do ENEM.
Art. 6º Fica aprovado, na forma dos Anexos I e II desta Portaria, respectivamente, os modelos para certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência com base no ENEM.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
LUIZ CLAUDIO COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário